ONDE ENCOTRAR FISIOTERAPIA DOMICILIAR NO RIO Por JANEIRO

Fisioterapia Respiratória Domiciliar!

A Fisioterapia em Casa ou também chamada de Fisioterapia Home Care tem se tornado uma tendência cada vez mais crescente e presente na vida dos pacientes, tornando atendimento mais humanizado e individualizado. Chamada também de fisioterapia home care ( termo home care” tem origem inglesa, e significa em tradução literal cuidados no lar”). Essa ténica surgiu com intuito de oferecer um ambiente mais confortável e um tratamento mais particular para cada paciente. A fisioterapia tem uma atuação fundamental dentro da oncologia. A preocupação dela não é focal, mas sistêmica. Ou seja, não se preocupa apenas com local afetado pelo câncer, mas com a repercussão do problema em todo organismo da pessoa, além da sua auto-estima e qualidade de vida. A principal meta da fisioterapia oncológica é mostrar ao paciente a necessidade de retomar as atividades diárias e oferecer a ele condições para isso.

Diante de um paciente com doença crônico-degenerativa objetivo da fisioterapia é minimizar dores e incapacidades geradas por tais patologias através da utilização de recursos eletroanalgésicos, da aplicação de técnicas de terapia manual e de atividades que estimulem a movimentação articular buscando assim prevenir a instalação de deformidades, bem como evitar a progressão de deformidades já instaladas, buscando sempre manter uma boa qualidade de vida.

Oxigenoterapia domiciliar quando utilizado por pacientes só se torna mais eficaz e eficiente quando acompanhado periodicamente por uma Equipe de Atenção Domiciliar. Muitas vezes, pacientes e familiares recebem os equipamentos de oxigenoterapia, mas não possuem um acompanhamento rotineiro por profissionais de saúde, fazendo com que custo seja exacerbado e a forma de utilização inadequada, podendo prejudicar a saúde dos pacientes (CARVALHO, W. B.; JOHNSTON, 2006); (CURR, 2008); (DAVID; PINHEIRO; SILVA et al, 2004).

Trabalha na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos objetivando alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sangüínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.Fisioterapia

Não há restrições para esse serviço, que se estende a crianças, jovens, adultos e idosos com alterações neurológicas ou ortopédicas. A fisioterapia preventiva é muito utilizada entre esportistas (jogadores de futebol, Fisioprevent lutadores etc.) para prevenir lesões durante as atividades desportivas, mas pode e deve ser praticada por todos, desde crianças até idosos, pois como já citamos, objetivo da fisioterapia preventiva é melhorar a saúde.

Idosos: A fisioterapia geriátrica é essencial para alcançar um envelhecimento saudável e manter a disposição física e mental na terceira idade. Mesmo com as últimas tecnologias em medicina diagnóstica e das novas terapias as infecções respiratórias ainda são extremamente preocupantes entre os idosos. Considerada inimigo especial da velhice”, a pneumonia é uma doença com incidência elevada e alta taxa de mortalidade.

A área de fisioterapia em geriatria vem crescendo a cada dia e tem potencial para crescer ainda mais, já que trabalha diretamente não só no tratamento, mas também na prevenção de doenças em idosos. fisioterapeuta deve jogar uma bola para idoso em diversas direções, para que ele se desloque para tentar pegá-la. Conheça as especialidades de atendimento de fisioterapia domiciliar da SP Home Care.

campo de atuação da fisioterapia é amplo, não limitando atendimento domiciliar, pois dispomos de conhecimento e capacitação para atendimento home care em diversas áreas como: A fisioterapia respiratória, traumo-ortopédica, neurológica,motora, oncológica, reumátologica , geriátrica e na reabilitação cardíaca. Ficou evidenciada a importância da fisioterapia domiciliar neste estudo de revisão de literatura. Contudo, ainda há necessidade de maior número de estudos e publicações sobre tema, a fim de reforçar essa área do conhecimento para fomentar desenvolvimento de cuidados fisioterapêuticos com maior eficiência e eficácia.

A oxigenoterapia domiciliar no adulto está indicada nas seguintes situações clínicas: Corrigir a hipoxemia (PaO2) e melhorar a oferta tecidual de oxigênio (PO2). Em hipoxemia documentada: >28 dias respirando ar (FiO2=0,21) com PaO2 < 60mmHg ou SaO2 < 90%. PaO2 e/ou SaO2 abaixo do valor desejado para uma determinada situação clínica. Melhora a oxigenação tecidual de pacientes com diminuição da capacidade de transporte de oxigênio (CaO2) Assistência domiciliar utilizam a oxigenoterapia para prevenir ou tratar manifestações clínicas da hipoxia quando houver hipoxemia documentada em adultos (DAVID; PINHEIRO; SILVA et al, 2004. p. 401).

A fisioterapia home care funciona basicamente como a fisioterapia convencional, porém com maior flexibilidade de horários a fim de atender as necessidades de cada pessoa. Além disso, alguns pacientes não Fisioterapia em domicilio têm condições de serem removidos de casa para que tratamento seja iniciado, navegar aqui e por isso é extremamente importante que recebam a terapia no conforto de casa, com a presença de familiares ou cuidadores.

No estudo norte-americano um grupo recebeu ODP 24h/dia versus oxigênio somente durante 12 horas noturnas. A sobrevida dos pacientes que receberam ODP foi melhor quando comparada com a dos indivíduos que receberam oxigênio somente no período noturno. Após um ano mesmo aconteceu com a taxa de mortalidade, a qual foi de 11,9% para grupo da oxigenoterapia contínua contra 20,6% do grupo da oxigenoterapia por 12 horas.

Com isso, profissional de saúde é capaz de analisar a fundo meio em que paciente vive, que permite encontrar as barreiras que impedem um dia a dia mais saudável, livre de riscos de quedas e acidentes. VAN DER SCHAAF M et. al. Functional status after intensive care: a challenge for rehabilitation professionals to improve outcome. J Rehabil Med 2009; 41: 360-366.

Fisioterapia

 


 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “ONDE ENCOTRAR FISIOTERAPIA DOMICILIAR NO RIO Por JANEIRO”

Leave a Reply

Gravatar